Cajón del Maipo – Embalse el Yeso

Portanto fazer um passeio ao Cajón del Maipo é uma maneira de adicionar um pouco de natureza a uma visita a Santiago.

Portanto o cânion fica na região metropolitana de Santiago, e sua mais famosa paisagem – o Embalse El Yeso – está a 110 km do centro da capital.

A região é bastante procurada pelos santiaguinos para escapadas de fim de semana, e está cada vez mais popular entre os turistas.

Portanto excursões de dia inteiro a Cajón del Maipo são oferecidas por várias agências locais.

Cajón del Maipo é um pedacinho do paraíso na Cordilheira dos Andes.

Portanto a apenas 110 km de distância da capital chilena,  a região possui vários atrativos turísticos e ainda não é tão conhecida entre os brasileiros.

Porém, assim que eu decidi colocar Santiago no meu roteiro pela América do Sul, esse foi o primeiro passeio que eu tive certeza que queria fazer.

Eu fiquei encantada ao ver as fotos em alguns blogs, mas era difícil acreditar que um lugar tão perfeito era real.

Com certeza essas fotos tinham filtro ou muito Photoshop, pensei… Estava enganada!

O lugar é lindo mesmo, e não precisa de filtro ou de edição nenhuma.

E, além da beleza, esse é um passeio muito diferente e uma experiência única.

Com certeza foi meu dia preferido entre os cinco dias incríveis que eu passei em Santiago.

Cajon del Maipo com agência ou por conta própria?

Apesar de muita gente pensar na hipótese de fazer esse passeio por conta própria, essa é uma dúvida recorrente e que, inclusive, algumas pessoas arriscaram.

Há vantagens e desvantagens em cada opção, mas colocando na balança, a melhor ideia é ir com uma agência de confiança.

E olha que existe aquelas pessoas que gosta de fazer o máximo de coisas por conta própria enquanto está viajando.

Por isso escolha a Landtour Chile.

O que fazer em Cajón del Maipo

Embalse El Yeso

Cajón del Maipo – Embalse el Yeso

De Baños Colina até Embalse el Yeso é um caminho um pouco longo.

Acho que demoramos quase duas horas nesse trajeto, mas não tenho certeza porque dormi em boa parte dele.

Esses cochilinhos durante o dia foram maravilhosos.

Antes de chegar lá nós paramos duas vezes, primeiro em outro mirante com uma vista linda.

Depois, passamos rapidinho em um local que serviu de acampamento para os trabalhadores que construíram Embalse el Yeso, depois se transformou em base militar e hoje está abandonado.

Se você estiver pensando “Como assim Embalse el Yeso foi construído?”.

Apesar de parecer obra da natureza de tão lindo que é, o Embalse é uma represa de água que abastece Santiago e região, e demorou dez anos para ser construído!

Chegando lá, não há muito o que se fazer além de apreciar a paisagem e fazer algumas fotos.

A atração de Embalse el Yeso é a vista, que faz cada centavo gasto e cada minuto de viagem valer a pena.

Sério, só estando lá para entender o que estou falando.

As fotos são lindas, mas nem chegam perto da beleza desse lugar.

Depois que já tínhamos curtido muito e fotografado todos os ângulos possíveis, voltamos para a van e descobrimos que nosso guia Victor havia nos preparado uma “surpresa”.

Um lanche muito gostoso e feito com muito carinho, que caiu muito bem naquele momento.

Havia vinho, água e suco, além de alguns petiscos e um molho de alho que estava divino.

Para a sobremesa, cerejas!

Baños Colina

Cajón del Maipo – Embalse el Yeso

Seguimos nas cordilheiras e rumamos para os Baños Colina, a 3.500 m de altitude.

O atrativo do local é justamente as piscinas naturais de águas termais que existem ali.

A paisagem parece meio surreal:

você fica ali curtindo sua piscina com água quentinha (20 a 70 oC) ao ar livre, “mirando” as cordilheiras ao fundo.

Trekking às geleiras

Cajón del Maipo – Embalse el Yeso

O Monumento Natural El Morado é o local mais procurado para trekking em Cajón del Maipo.

A trilha tem como ponto alto a vista para a geleira San Francisco.

É um trekking exigente, com trechos íngremes e duração média de 5 horas.

Na mesma pegada, o trekking à geleira El Morado é menos conhecido, mas inclui paisagens igualmente impressionantes, e tem duração total de 6 horas.

Ambos podem ser feitos de maneira independente, indo e voltando de carro, mas é mais seguro estar em grupo.